Impressões Nipônicas

Se tem um lugar curioso este lugar é o Japão, e queria compartilhar algumas impressões.



O silêncio no metrô

É proibido atender celular no metrô, porém se as mensagens de Whats Up falassem... Assim como os ingleses, eles não encaram ninguém e quase sempre desmaiam de cansaço no retorno do trabalho para casa. Percebemos que a cidade cansa, mas o silêncio produz. 

Imagino que se eu morasse lá iria enlouquecer um pouco com esse silêncio, ainda mais para uma baiana, soteropolitana! Porém sendo turista eu gosto porque é diferente, e até faço cara feia quando entram os turista tagarelando e quebrando a rotina.
O silêncio do metrô

Banheiros Japoneses

Vou sentir saudades dessa tampinha fantástica! Vamos a alguns detalhes. Quando entramos em um banheiro de alguma loja ou shopping começa a tocar um som de descarga. Soube que isso é porque elas sentem vergonha do barulhinho do xixi ou do coco e a música disfarça. Inclusive tem até volume. Além disso a tampa é aquecida e tem a duchinha que você pode regular para mais fraca ou mais forte e também a temperatura.

E se alguém passar mal dentro do banheiro tem um botão para ser acionado em casos de emergência.

Mas como nem tudo é perfeito, tem o banheiro para fazer de cócoras. Esse geralmente fica sujo e não cheira bem.

Sensor para descarga e para levantar a tampa (banheiro do trem)
Botões mágicos - duchinha, musiquinha...
Para fazer de cócoras
Em caso de emergência
Cadeirinha para colocar o bebê enquanto a mãe vai ao banheiro
Instruções da cadeirinha
Esse banheiro abaixo encontramos somente no albergue de Hiroshima. Reparem que a água que utilizamos para lavar as mãos é reaproveitada para a descarga.
Banheiro ecológico
Detalhe do banheiro ecológico

Máquinas para venda de bebidas geladas e quentes

Máquina de bebida gelada eu ká tinha visto, quente também. Mas as duas juntas ainda não. E além disso ainda conseguimos comprar utilizando o cartão do metrô. Tudo para facilitar a nossa vida. Adorei!
Máquina de bebida quente e gelada
Esse chocolate quente com banana é uma delícia
Higiene é levado muito a sério

Para começar as refeições eles sempre entregam uma toalhinha úmida para nos limparmos. A comida vem sempre em uma bandejinha, eles não tocam nos pratos. Víamos que as pessoas espalhavam tudo pela mesa, mas ao final da refeição organizavam tudo na bandejinha de novo.

Comida na bandejinha
Na hora de pagar colocamos o dinheiro em uma bandejinha e recebemos o troco na bandejinha, O dinheiro não é passado de mão em mão. Já tinha visto esse costume na Liberdade (bairro japonês de São Paulo), porém vejo que os mais jovens não estão fazendo mais isso, ou então percebem que somos turistas e não fazem o que é tradição. Que pena! Acho que faz sentido.
Bandejinha para pegar o troco
E quando eles estão gripados eles usam a máscara. Além de usar como prevenção.
Máscaras vendidas nas farmácias. Vários modelitos.
Eles usam mesmo!

Reverência e muita simpatia

Fiquei no mesmo hotel em Tokyo por 10 dias e achava muito engraçado a minha comunicação com o rapaz do café da manhã. Ele sabia que eu não falava nada, mas quando eu entrava e dizia "ohayou" ele disparava um monte de saudações que eu não fazia ideia do que era. Porém eu gostava muito de ver e ouvir toda aquela festa só para mim! E quando saia e agradecia era a mesma coisa, uma enxurrada de palavrinhas, sorrisos, reverências e simpatia.

Eu gostei muito do ato de reverenciar. Aqui eles fazem isso para tudo. Tudo mesmo, quer um exemplo? O trem está chegando e o funcionário reverencia para o trem. Antes tinha impressão de submissão, mas hoje percebo que é um ato de humildade.

Reverência para desculpar-se da reforma na escada rolante
Obra na cidade de Kyoto
Olha a reverência
Tudo é absurdamente organizado e funciona

Antes de chegar no Japão fiquei um pouco tensa. Será que comprei o JR Pass certo? Será que os hotéis estão certos? Vamos ter dificuldade para achar? Mas aqui é tudo tão organizado. E é extamente no caos que percebemos a organização. Na placa acima vemos que tem uma obra, mas eles informam e se desculpam, além disso, colocam a sinalização para que você não se perca. E vale também para os momentos difíceis.

Ponto de encontro para fuga em caso de terremoto
Está reformando, mas está sinalizado.
Quando estávamos voltando para o Brasil, pegamos o trem Narita Express. Porém ao entrar percebemos que havia 2 terminais. Fiquei logo tensa, peguei a passagem que tinham 4 folhas de informações, mas nenhuma dizia o terminal que deveríamos ir. Passaram alguns minutinhos e aparece na tela do trem informações de quais cias aéreas operam em cada terminal e não somente isso, depois de um tempo passava também o status de cada voo. Vai ser organizado assim na casa do chapéu!
Qual o terminal de cada cia aérea

Informação sobre os voos
Tudo dá certo, o trem sai exatamente no horário, tem mapas de metrô em quase todas as estações, museus ou atrações. As máquinas funcionam e quando encontramos alguém que fala inglês a informação é ainda mais precisa. E quando não falavam sempre arranjavam um jeito de nos mostrar como chegar lá.

Outra coisa que gostamos bastante foi o cardápio. Geralmente as vitrines dos restaurante têm os pratos e os cardápios têm as fotos. Perfeito para qualquer um que como eu, come com os olhos. Então é só apontar e voilà! E detalhe, esqueça o sushi, como se come bem nesse país. Meu Buda!


Vitrine de um restaurante

E os hidrantes? Parece que colocaram ontem. É tudo novo e brilhando.

Hidrante - todos que vimos eram assim.

Voltando a falar no funcionamento das máquinas... A manutenção é realmente impressionante. Não entrei em um banheiro com descarga quebrada. Tudo funcionava, os trens estavam limpos, os porta revistas estavam perfeitas, poltronas limpas e sem nada rasgado.

É proibido fumar na rua

Sim, mas é permitido em bares?!? Não entendi!

Placa falando da proibição de fumar na rua

Kit Kat

Esses japas devem amar kit kat. Encontramos diversos sabores. E também sabores exclusivos para algumas cidades. Olhem para isso.

Chá verde

Frutas Cítricas

Wasabi

Vinho

Pudim

Pimenta

Doce de feijão

morango

Chá verde com cerejeira

morango

provamos esse - batata doce. Uma delícia
Batata doce
Isso foi o que consegui perceber desse povo que a cada dia que passa eu admiro mais. 

Comentários

Postagens mais visitadas