Dicas de viagens

Roteiro (pode seguir ou não)
Eu gosto de preparar um roteiro prévio, primeiro porque a viagem já começa ali e depois porque a nossa moeda é desvalorizada e perder tempo em Centros de Informações para Turistas é perder dinheiro, já que no exterior respiramos em euro, dólar ou yen e a nossa moeda é desvalorizada. 



O roteiro é somente uma base. Saber se vamos para o norte ou para o sul ou se naquele dia o museu estará aberto ou fechado. Assim não perdemos tanto tempo em deslocamento e economizamos dinheiro. Porém se não conseguir seguir o roteiro – RELAXE! Viajar é viver os momentos, observar coisas e também as pessoas! E além disso ficar com um ponto turístico como pendência é uma ótima desculpa para voltar para aquela cidade ou país. 

Eu levo o roteiro impresso e envio para o meu e-mail. Se a tecnologia falhar...

Orçamento
Óbvio que isso é essencial. O orçamento deveria ser a primeira coisa que fazemos antes de comprar uma casa, montar um negócio ou fazer uma viagem. Seja realista, não precisa exagerar, porque senão a viagem sempre fica parecendo impossível, mas também não precisa ser tão econômica para não faltar dinheiro ou você ter que se endividar por causa disso. 
O básico é
-       Passagem aérea;
-       Hospedagem;
-       Alimentação;
-       Transporte;
-       Entradas em museus e parques;
-       Lembrancinha;
-       Passaporte e visto;
-       Emergência.
 
Como economizar 
Passagem aérea – Primeiro eu vejo os dias que estão mais baratos, marco as férias e só depois que emito o bilhete. Isso porque a diferença entre um dia e outro é muito grande. Por exemplo, esta passagem para Tokyo seria R$ 3.800,00, porém ao invés de viajar em uma sexta (dia de feriado), viajamos em um sábado (meio do feriado). Economizamos R$ 650,00 por passagem. 
Obs. A United não divide no cartão como fazem as cias aéreas nacionais. Então se puder economizar antes. É bom checar antes de emitir. 

Eu também faço a pesquisa por sites de busca de passagens, mas acabo emitindo o bilhete na cia aérea específica. Isso porque a empresa pode até me dar o valor mais barato, porém a taxa que ela cobra para emitir acaba deixando o bilhete mais caro. 

Hotel – Eu gosto muito de ficar em bed and breakfast ou hotéis para executivos, como o Ibis. Em Tokyo ficamos na cadeia Apa, é um quartinho minúsculo, mas com segurança, perto do metrô, limpo e com um delicioso café da manhã japa (para mim) e ocidental (para meu marido).Não ficaria naquela região de novo. Tentaria ficar perto da estação de metrô "Tokyo". 

Eu sempre olho os comentários do hotel no Trip Advisor. Se tem nota acima de 7 e está perto do metrô para mim está ótimo! 
No Japão quisemos experimentar o hotel cápsula (veja - First Cabin) e quarto estilo japonês (veja – Hiroshima).

Alimentação - Se você não bebe com certeza vai economizar. Aqui um prato custa em média 1.200 yens e uma cerveja 450. Na Europa e Estados Unidos as bebidas alcóolicas também são caras. Quando sentamos em um restaurante aqui eles já colocam dois copinhos de água ou chá verde. Nos Estados Unidos isso também é comum. Na Europa é só pedir "tap water" (água de torneira) que eles trazem. A não ser que você queira pagar para beber uma água mineral de garrafinha. Eu tomo tap water sem problema, meu marido prefere água mineral. 
Se você bebe então separe um dinheiro a mais para a sua alimentação. Aqui colocamos 6.000 yens por dia, por pessoa. Funcionou. 
E para quem quer viajar e não tem dindin, recomendo ficar em albergues (geralmente tem lugares para cozinhar, mas é bom certificar-se) e comprar comida no supermercado. Fiz isso muitas vezes quando era estudante. Comi vários sanduíches de 4 queijos e adorava!

Entradas - Na Europa tem muitos museus com cortesia ou descontos de horários ou dias. Aqui no Japão eu não vi isso. 
Suica Card (cartão de metrô e ônibus do Japão) 

Compramos esse cartão logo no começo da viagem e usamos em Kyoto e Tokyo tanto no metrô quanto no ônibus. Super prático e penso que valeu muito a pena e foi muito prático. Você paga uma taxa para este cartão, mas no final eles devolvem quando você devolve o cartão. 

JR Pass

Para mim valeu muito a pena. Lembrando que esse passe deve ser comprado no Brasil e depende do visto para ser comprado. Não é vendido em todas as cidades e como tem que ser enviado por sedex, se organize para receber a tempo. Compramos o nosso na Tunibra com a Sylvia Matsuda (silvia@tunibra.com.br). 

Diferente da Europa, o Japão tem trens saindo para todos os lugares o tempo todo. Não reservamos nada com antecedência.  

Comunicação

Não encontrei muitas pessoas que falavam inglês, o que foi uma pena, porque queria tanto saber mais. A língua não foi uma barreira, só dificultou um pouco, mas se depender disso para viajar. Vá tranquilo! Um pouco de mímica e paciência se consegue tudo. E como já disse, eles são tão organizados e gentis que é fácil conseguir o que quer. 

Pele e nariz

Parece uma dica besta mas não é. Geralmente esses países são secos e quando fazem frio cortam a pele. A minha fica parecendo couro de cobra. Então leve um creme excelente, tipo Nívea da latinha, se levar um qualquer não vai fazer nem cosquinha. Levei um da Boticário que não serviu para absolutamente nada.

O nariz também resseca e para ele podemos usar vaselina. É isso mesmo, coloca a vaselina no dedo e espalha no nariz. 

Mala

Essa é uma dica, mas para algumas pessoas é praticamente impossível seguir. Leve uma mala pequena, o que importa é a bagagem cultural que você traz e não os pesos extras que você traz. Claro que lembrancinhas são importantes, porque nos fazem lembrar dos lugares, mas a mala grande atrapalha, principalmente para quem quer fazer uma viagem econômica. Nos metrôs encontramos algumas escadas e carregar uma mala pesada é bem incomodo. 

E cia aéreas como Easy Jet, que atuam na Europa, são super rígidas com peso de bagagem. São 20 Kg em uma única mala e ponto final.  Bagagem de mão é uma só. Não existe bolsa ou mochila e sacola de mão. Ou é a sacola de mão ou é a bolsa. Vi muita gente deixando um monte de roupas e mala para trás porque estavam com excesso de peso e levando mais de uma bagagem. 

Acho que é só. Quem quiser me ajudar neste quesito, por favor fique a vontade de escrever um comentário. 

Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas