Aprendendo sempre!

Hoje é dia de Nikko! Uma cidadezinha que fica ao norte de Tokyo e tem santuário e templos.

Pegamos o trem e na nossa frente sentou um casal de chineses que para a nossa sorte falava inglês.

Eu, Ivy e maridos
Digo sorte porque é sempre bom aprender algo novo. E eles me fizeram refletir muito e gostaria de compartilhar com vocês. Depois de sabermos de onde éramos eles me perguntaram quanto tempo eu iria ficar no Japão. Respondi 18 dias e ela se assustou - Vocês têm tudo isso de férias? Achava que ela tinha entendido 80 e não 18 (em inglês as vezes engana). E então ela começou a me falar um pouco sobre a China. Eles trabalham na Ericsson (empresa sueca) e por isso têm 15 dias de férias, mas os chineses geralmente têm 5 dias de férias por ano. 5 dias nós usaremos somente de ida e volta para o Japão. Eles só conseguem visto para o Japão de 15 dias, a não ser que provem muito bem provado que tem muito dinheiro, ai sim conseguem visto por um tempo maior. Além disso para outros países da Europa, por exemplo, é muito difícil conseguir visto. Eu falei, mas eu vejo tanto chinês viajando. E ela respondeu - Se fosse mais fácil, você veria muito mais.

Conversa vai, conversa vem, começamos a falar sobre poluição e contei para ela a história de um amigo que foi conhecer a muralha da China e lá comprou um Gatorade falsificado. Ela me disse que realmente acontece. Mas puxando mais assunto entendemos o porquê. O governo censura tudo e eles tentam encontrar uma maneira de se adequar a este sistema. Sei que já lemos sobre isso, mas eu nunca tinha me colocado no lugar deles. Imagina planejar essa viagem sem o Google? Lá eles não podem usar o Google, nem Facebook e nem Whats Up. Estou falando isso porque são exatamente as 3 ferramentas que utilizamos para nos comunicar com o mundo. Eles criam as ferramentas deles, porém a comunicação é completamente restrita.

Chegamos a Nikko e lá fomos passear. Infelizmente o Templo Rinnoji estava em manutenção e só ficará concluída em 2019, pois os cupins estavam acabando com tudo. Porém felizmente podemos ver a 2 das 3 estátuas do Buda e também a organização absurda que esses caras tem com o planejamento da reforma. Olhem os detalhes:

Cuidado ao plotar a foto do templo no galpão

Foi construído um galpão para proteger o templo e as pessoas

Quina protegida. E isso é só um "canteiro de obra".

Olhem o tamanho do galpão
Pois é, cada segundo nesse país é aprendizado de meses de vida. Depois disso ficamos apreciando as maravilhas do santuário.

















Para quem ama embalagem como eu, olha que coisa mais linda as embalagens do japa mala.



Voltamos para Tokyo e para fechar a noite com grande estilo fomos a um Karaokê. Aqui eles alugam salas para as pessoas cantarem em grupinhos. Eu matei a minha vontade com as únicas 2 músicas em japonês que sei "cantar" (Kampai e Kimiga Irudakede). E para me dar um apoio moral e fazer "backing vocal"(kkkk) chamei a simpática recepcionista que estava me ajudando a colocar as músicas, porque como não é um lugar turístico, não tem menu em inglês.


E assim acabou esse grande dia cheio de aprendizados.


Dicas para chegar em Nikko

É bem mais simples do que eu imaginava, pois nos sites que lia, diziam que teríamos que fazer baldeação, mas na verdade é só ir para a estação de metrô Asakusa, lá tem a estação de trem Tobu Asakusa Station e logo na entrada tem uma agência que vende pacotes para Nikko e dá informações completas em inglês. Compramos o pacote de 2 dias com direito a ida e volta de trem direto até Nikko (sem baldeação) + ônibus até os templos. Somente o trem sairia por 2700, no pacote pagamos 2670, porém incluía o ônibus. Tudo é bem sinalizado e com muita informação. Pode ir sem medo de ser feliz! :-)



Comentários

Postagens mais visitadas