Willkommen in Berlin

Berlin nos recebeu com um dia cinzento, depois de 24 horas de vôo e espera nos aeroportos. Foi cansativa, mas desta vez tivemos até um porto seguro em São Paulo, a sala VIP da Gol. Para quem tem cartão ouro ou diamante tem direito a sala VIP com um acompanhante. Muito bom, poltronas confortáveis, lanchinhos, bebidas e revistas. Além de, é claro, wi fi, tomadas e um banheiro bem limpinho.

Sala VIP da Gol em GRU

Como eu digo sempre, o primeiro dia não conta, chegamos cansados, não estamos raciocinando direito, então o bom é jantar e voltar para casa. E assim fizemos. Comemos 2 pratos típicos daqui: o Schnitzel, que é um filé de porco empanado (esse é mais conhecido do sul da Alemanha) e o Berliner Currywurst, esse sim é típico de Berlin, uma salsicha com molho de tomate e curry. De-li-ci-o-so!!! Claro que acompanhado de algumas Paulaners (cerveja). Mas a fome e o cansaço não deixaram eu registrar os pratos. Somente o lugar.

Então começamos a nossa viagem hoje, dia 25.05. Como estamos hospedados em um apto, pois eu quase sempre escolho Airbnb, fomos a uma padaria chamada Brotgarten comprar pãezinhos, café, leite, manteiga e queijo. Descobri aqui que os alemães respeitam pão tanto quanto cerveja. São diversos pães deliciosos e também tem muito pão com centeio (aquele pão que fica mais escuro). A senhora da padaria percebeu que eu queria experimentar pães e me deu um outro de presente, parecido com uma baguete, mas com gergelim em cima.

Brotgarten

O dia hoje foi diferente, saímos tarde e o metrô hoje estava esquisito. Em uma das estações esperamos o metrô por mais de 40 minutos, isso é raríssimo em qualquer lugar que eu pego metrô, segunda uma senhora um dos trens da linha havia quebrado, atrasando assim todo o percurso. E em outra estação simplesmente nos expulsaram do vagão e falaram que teríamos que descer e pegar ônibus. Ninguém entendia nada. Uma alemã nos explicou que teríamos que sair e aguardar um ônibus. E assim o fizemos. E não é que uns 10 minutos depois chegaram 2 ônibus de 2 andares para completar o percurso do metrô de ônibus. Que organização linda!!!!

O dia continuou cinzento, mas começamos o nosso passeio. Primeira parada Museu DDR, aqui vemos o estilo de vida dos alemãs que moravam na Alemanha comunista. Aliás, comunista só para o povo, porque o governo era bem capitalista. O museu é bem interativo e serviu para lembrar o quanto fomos e ainda somos manipulados pelo nosso governo.

Trabant - o carro da época. Aqui podemos dirigir e andar pelas ruas da época

Entrada do museu
Um exemplo da manipulação. Eles precisam de trabalhadores para reconstrução da cidade, então começavam a ensinar educação sexual na escola para crianças a partir de 11 anos!

Continuamos o nosso passeio e nos perdemos. Mas isso de vez em quando é muito interessante, pois descobrimos o dia a dia do povo. E olhe o que encontramos - Uma obra. No início pode ser até normal, concordo. Mas observei que criaram um sinal especial para pedestres por causa da obra. E não somente sinal, mas sinalização no chão e pasme!! rampa para carrinhos ou cadeirantes... Igualzinho ao Brasil!

A obra no fundo e o sinal temporário

Olhem o cuidado da rampa
Por isso que amo viajar porque olhar o diferente é muito bom. Quer entender? Olha esse banheiro público.

E os bares que oferecem cobertor aos clientes por causa do frio...

Isso é lindooooo. Mas continuando... Seguimos para o Mercado Marheineke Markthalle, ele é pequeno mas charmosinho, sentamos no lugar que estava mais movimentado - o Lola, um barzinho espanhol com tapas (petiscos espanhóis) e Riojas (vinho). Estava no lugar certo e depois de 5 minutos conversando em inglês com o rapaz que nos atendeu, descobrimos que o mesmo se chamava Maurício, nascido em São Paulo, mas já mora há 12 anos na Europa (6 na Espanha e 6 em Berlin). Logo depois chegou o irmão dele que também está morando aqui. A namorada do Maurício, dono do bar, é uma espanhola chamada Lola. Mas não foi ela quem deu nome ao bar. Foi uma feliz coincidência. A noite foi uma delícia, voltamos para casa animados, depois de tanta confusão de metrô :)