Os rebeldes com causa

Começamos o dia hoje com um passeio guiado pela galera do Altenative Berlin Tours, é uma grupo de gente jovem que faz passeios guiados diferentes. Por exemplo: levam para conhecer os grafites da cidade e depois ensinam a fazer grafite ou levam para bares e boates descolados em Berlin... Nós fomos com eles para o Real Berlin Experience.



Nosso guia escocês - Alternatine Berlin Tours
 Aqui ele mostra a diferença da Berlin oriental e ocidental, antes e depois do muro de Berlin e guerra. Percebi que os berlinenses são rebeldes com causa e reclamam de diversas maneiras. O grafite é uma delas, muitos protestam e extravasam a sua opinião neles. E isso virou tão comum e aceito que eles acabam sendo contratados pela cidade ou empresas para fazer a sua arte.

Até mesmo os nomes têm arte, porque eles possuem uma fonte própria e um nome artístico, que pode ser de uma pessoa ou um grupo.






São diversas técnicas, essa da bonequinha DJ eles fazem em papel e depois levam para as ruas e colam.

E o mais legal disso tudo é saber que é uma arte completamente temporal, tem validade, 1 ou 2 semanas e.... Outro já vai pintar em cima. Em alguns lugares a adrenalina é que fala mais alto, nos prédios ou lugares proibidos, mas em outros eles conseguem trabalhar melhor, porque sabem que a polícia não vai interferir. O astronauta do Victor Ash foi uma obra contratada para um festival. Vários artistas do mundo fizeram essa intervenção na cidade, inclusive os gêmeos. Mas não consegui ver... :(

O astronauta de Victor Ash


Além dos animais a escrita - Love art, hate cops (amo arte, odeio policiais)


Continuamos a passear pela cidade e ouvir histórias. Guerra, SS, espiões, Hitler, muro... Gosto da maneira que eles reagem a isso, além da resistência, eles transformam o negativo em positivo, o lugar que antes era utilizado para tortura, hoje expõem arte e parque para crianças.


O final do passeio pegamos uma rua para ir ao metrô, sabia que iria ver o muro, mas me assustei com o tamanho e com as obras de arte. O muro foi feito porque milhões de alemãs estavam fugindo do oriente para morar no ocidente, então para não perder mais trabalhadores foi construído esse muro absurdo. Em 1989 houve a queda do muro de Berlin e em 03 de outubro de 1990 houve a reunificação alemã. Lembro bem deste dia porque morava em Londres e tinha um namorado alemão que me explicou com entusiasmo e alegria sobre a reunificação.





O tamanho que restou do muro me impressionou. É enorme, porém também considero uma grande galeria a céu aberto. E pelo que vi sempre foi assim. O muro do lado ocidental sempre foi pintado e do lado oriental não. Mas por razões obvias, porque não era só o muro que separava a Alemanha, tinha uma área com torres de vigia e guardas que estavam autorizados a atirar em qualquer um que se atrevesse a passar. E alguns passaram, mas 136 morreram nessa tentativa.

Até hoje o muro é pintado e repintado. A arte e a resistência continuam.

No final do dia fomos para outro mercado, o Markthalle, pois toda quinta tem o street food. Lugar bacana, cheio e com comidinhas bem gostosas. Mas confesso que senti falta de uma musiquinha.





Carne de porco com chucrute
E quase acabou o nosso dia... E não é que o metrô ficou fora de serviço de novo!!! grrrrrrrr. Tivemos que ir andando 2 estações, sorte que era pertinho.

Comentários

Postagens mais visitadas