Praga minha linda!!!

Acordamos e pegamos um trem para Praga, na República Tcheca. Foram 5:30 de trem bem devagar.... Dormi, li, joguei baralho, ouvi música.... Finalmente chegou.

Chegamos ao nosso apto deixamos as coisas e rua! Praga é FANTÁSTICA! Que cidade limpa, colorida. Não sabíamos que os tchecos são o povo que mais consome cerveja por pessoa no mundo, então tínhamos que conferir o que tanto esse povo bebe... Fomos para uma degustação de cerveja e foi um delícia, é claro!

Um resuminho do que aprendemos: Para começar a importância da espuma para manter a temperatura da cerveja, não oxidar e também, como eles fumam demais, proteger da fumaça do cigarro e cinzas. Depois ele falou da temperatura. As cervejas que são consumidas muito geladas não são apreciadas, pois quem gosta de cerveja quer sentir o sabor da cerveja, então essa história de -4 é coisa da skol... rsrsrs. Depois ele falou da graduação de álcool, eles dizem que não querem ficar bêbedos, mas sim bater papo com amigos e continuar a beber cerveja, então as cervejas têm uma graduação alcoólica de 4% a 4,4%. Claro que encontramos cervejas mais fortes, mas eles preferem as mais fracas. Também falou sobre a ale e lager, tempo de fermentação, qualidade dos cereais para a fermentação... Enquanto isso íamos experimentando... Cerveja leve, cerveja não filtrada, cerveja escura... E assim começamos o nosso primeiro dia em Praga.

No dia seguinte saímos sem destino pelas ruas da cidade, cada cantinho mais bonito que outro, a cidade é cheia de turistas e por isso está sempre “viva”, alegre. Eu andava e falava, aqui não tem nada feio e realmente foi verdade em diversos lugares que passamos e olhe que estávamos em uma área não turística e também andamos por lugares não turísticos, mas a cidade inteira era linda aos meus olhos. A mesma impressão teve uma grega que estava hospedada no mesmo apartamento que a gente. E outra impressão que tivemos é que eles parecem fechados, mas na verdade, como não falam inglês eles ficam com medo de não se comunicar e por isso “se afastam”. E realmente tcheco é impossível de se entender.

Paramos na praça principal da cidade e fiz a besteira de querer experimentar a comida local, um churrasco de porco e uma salada de batatas. Além de não gostar o valor é bem alto comparado com a comida dos restaurantes. A salada de batata era com repolho, uma linguiça de qualidade ruim e a batata parecia um nhoque mal feito. E eu acho que já tinha lido para não comer nessa pracinha que as coisas lá eram caras, mas.... a cerveja valeu a pena. Aqui a gente praticamente não bebeu água, com uma cerveja de qualidade e graduação de 4% de álcool, pra que água?

A República Tcheca ficou muitos anos "fechada" no comunismo e conseguimos ver em algumas obras que têm pela cidade o quanto isso foi incômodo para os cidadãos.

Arte demonstrando o sofrimento do comunismo. Rostos desfigurados

Os pinguins do Kampa Park. Li que a noite ficam iluminados, mas não vi.

Churrasco de presunto

Salada de batata

Pão doce, bem gostosinho

pãozinho doce - bem gostoso

Jogamos quase tudo fora... Menos a cerveja!

Na praça a atração principal é o relógio astronômico (orloj), que é realmente lindo, e de hora em hora saem figuras de apóstolos nas janelinhas azuis. Confesso que esperava bem mais, fica uma galera esperando isso na praça e no final todo mundo aplaude. Bem, cada um com seu cada um... Tem várias lojas lindas ao redor e as vitrines são mais lindas ainda.

Orloj

A galera esperando os apóstolos

Vitrines

Amei o layout desse restaurante de saladas

Passeando pela cidade (a pé!!! Não de ônibus) conseguimos perceber algumas sutilezas. Aqui todo mundo leva o cachorro para tudo que é canto. Então olhem que bacana essa sacolinha de pegar coco que fica a disposição perto de diversas lixeiras.

E essas madeiras que protegem a Ponte Carlos. Assim se baterem na ponte estragam a embarcação, mas a ponte não. Viva! Aliás... A ponte é linda. Eu amo pontes, aqui na Europa então tem cada uma mais bonita que a outra.

Proteção de madeira para proteger a ponte.
E olhem esse casamento? Era uma galera do Vietnã (eu tive que perguntar, claro!), a noiva arrasou com seu modelito vermelho.

No dia seguinte fomos para a colina Petrin. Tudo é bacana nesse passeio, para começar pelo funicular que é de 1891. Se você já tiver o ticket de transporte da cidade não é preciso pagar. Subimos e nos deparamos com um jardinzinho bem simples, mas a vista da cidade é bem bonita.

Homenagem as pessoas que passaram pelo comunismo. Eu que sou positivista e não passei pelo comunismo, vejo a construção do homem.

Vista da catedral do funicular

Jardim do Petrin

Escultura em Petrin

Depois nos deparamos com a mini torre Eiffel que a noite podemos ver toda iluminada de diversos pontos da cidade. Obvio que tivemos que fazer um pit stop para cervejas, batatas fritas e a linguiça.

Continuamos o nosso trajeto e nos deparamos com a sala de espelhos, que teoricamente é uma diversão para as crianças e óbvio que a minha criança interna adorou. A ilusão de 4 Luizmares (rsrsrs), uma infinidade de Monikes ou as distorções. Tudo é divertido e promete fotos engraçadas.

Descemos o trajeto andando, afinal pra descer todo santo ajuda. Mais um pit stop para comer o goulash, que é um prato típico da região. É uma carne cozida com cerveja. Vem com bastante caldo, rodelas de cebolas cruas e pão. Já pedimos ele no prato e dentro do pão francês, que fica muito bacana. O desse restaurante não estava tão com, vieram uns 4 pedacinhos de carne e o resto era molho. Parecia que tínhamos pedido uma sopa.

Goulash

E para fechar o dia com chave de ouro – Teatro de marionetes com a peça Don Giovanni. Sim vale a pena, é divertido, tem efeitos especiais e os bonecos e atores interagem bem com a plateia. Eu recomendaria com certeza! A peça tem 1h40 minutos de duração. O Teatro Nacional de Marionetes fica na Žatecká 1. Não podemos tirar fotos durante o espetáculo.

Graças ao teatro conseguimos ver a noite, porque aqui nesse período do ano escurece umas 21h30. Olhem que fotos lindas de Praga by night. E olhe que é de telefone, imagine se fossem com uma máquina profissional.

No dia seguinte fomos ao zoológico, passeio para quem está com tempo livre, que era o nosso caso. Esse zoológico é bem cuidado e já passou por 3 inundações severas, sendo a pior de 2002. Obvio que alguns bichinhos morreram, mas agora ele melhoraram as instalações.

É triste ver os bichinhos no zoológico, porem nesse é menos pior porque ele são muito bem tratados. O pelo é perfeito, não tem ferida, lindo de ver, mas... Achei muito bacana a calçada da fama.

E claro! Os pets são bem vindos e também bem cuidados. Tem até potinhos para eles beberem água.

Praga é um cidade bem pequena e fácil de andar, porém não espere metro em toda parte, a gente andava de ônibus e bonde. Eu até vi o metrô, mas nunca fazia parte da nossa rota. É possível comprar a passagem para um vez, um dia ou 3 dias, que foi o nosso caso. Assim como em Berlin, não tem catraca, mas têm fiscais, então é melhor comprar o bilhete!

Nós ficamos hospedados em Mala Strada, que é fora da muvuca do centro da cidade. Eu prefiro, mas entendo quem fica no centro, bem mais fácil e ganha mais tempo. Em Berlin, por exemplo, perdíamos sempre 30 minutos em metrô. Mas como eu amo metrô, ver pessoas e ficar em lugar não turístico, para mim, vale a pena. Depende do que você prefere.