Viagem empreendedora



Estava há 4 dias internada na Feira do Empreendedor Sebrae SP. O meu objetivo aqui era de "abrir a mente" para enxergar o novo e o diferente para melhorar o atendimento da minha empresa ou até mesmo abrir um outro negócio. A feira focou em  quatro áreas de atuação: restaurante, construção civil, moda e beleza. Senti muita falta do mercado pet. Nenhuma palestra sequer... :( Porém a organização, sinalização e palestras estavam excelentes.



Para facilitar a sua vida, faça o pre cadastro pela internet.


Sinalização do evento

Loja modelo de material de construção

NÃO PAGUE O PATO!!!!

Restaurante modelo com visitas de 15 em 15 minutos

Para quem quiser exportar...

Sala de mini palestras para área de beleza, moda, construção civil e restaurante

Hacka Truck - Um projeto que leva tecnologia de ponta e cursos para estudantes de universidades

Área de palestras para Start ups

Área de alimentação vazia porque tinha chegado cedo

Food truck

Assisti palestras incríveis com gente famosa, mas também com palestrantes do dia a dia, gente igual a gente, que acorda cedo, rala, cria, recria, desconstrói, cai, levanta e segue em frente. Gente compartilhando a sua visão do que é ser empreendedor, o que ele fez para chegar lá, o que na empresa dele é sucesso e o que era fracasso, mas ele conseguiu reverter. Também assisti palestras que serviam mais para vender produtos e serviços, pois eram proferidas por colaboradores e não empresários. Porém com tudo a gente aprende, então fiquei de coração e mente abertos. 

Vi muita gente na plateia que não tinha a menor ideia do que estava fazendo ali. E assim começa a história de sucesso de um empreendedor. Quem abre um negócio já é um guerreiro. E quem permanece é um vitorioso. Principalmente neste país, onde temos como acionistas majoritários da nossa própria empresa o governo e o locador do imóvel. 

Estar nessa feira é aproveitar o máximo as palestras e o "vizinho", isso mesmo, puxar papo em um evento desse é ter uma palestra individual, as experiências e expectativas das pessoas, seus pontos de vista, dificuldades, dicas e assim vai. Ouvi por exemplo de uma pessoa que vive de vendas na internet, que ele coloca aproximadamente 100 anúncios no mercado livre para cada produto, mudando apenas as chamadas. 

Nos primeiros dias tive a companhia da minha amiga de longos anos, a Leia, que já empreendeu e espero que tenha qualquer insight depois das palestras que assistimos juntas. Nos outros dois dias segui sozinha o meu caminho e então o meu caderninho de anotações recebeu ideias, desenhos, rabiscos, projetos, frases interessantes, telefones de contatos, emails indicações de livros.... Ufa! Muita informação, mas ainda nenhuma ideia pronta. Mas também se fosse fácil assim, todo mundo seria empreendedor.

Bem, como não pode faltar, seguem dicas para aproveitar essa feira ao máximo:

1. Leia a programação e faça uma agenda prévia. Não dá para perder tempo;
Rascunho da agenda
2. Se a fila está grande ou se as senhas acabaram, espere! Sempre tem desistência. Eu não deixei de assisti absolutamente nada do que eu queria, mas vi muita gente reclamando. Porém reforço, vi gente na minha frente desistindo e além de eu entrar, entrou uma leva depois de mim;

3. Leve frutas e lanches. A fila para comer é imensa e a ideia aqui é alimentar se de conhecimento. Se quiser comer algo, deixe para fazer isso umas 15:00 pois os restaurantes estão mais vazios e tem lugar para sentar;

4. A fila do banheiro também era imensa, eu literalmente não bebia água para não fazer xixi;

5. Vá para a feira para aprender e não para pegar brinde. Vi uma galera em filas enormes para ganhar (pasme) uma caneta, um copinho de café de sorvete ou um café! Sério?!?

Fila para pegar 1 caneta

6. O Sebrae tem muitos cursos EAD. Eu já fiz alguns e também usei muitas apostilas como referência (como montar um pet, plano de negócios...). Então aproveite para assistir palestras, o básico você pode encontrar no dia a dia do Sebrae;

7. Leve papel e caneta sempre!!! Quem sabe uma nova ideia surge? A escrita não nos deixa esquecer.

E para compartilhar segue o que mais me chamou atenção em cada palestra que eu assisti:

Sala de Capacitação
Organize o caixa da sua empresa e não perca dinheiro 

As palestras das salas de capacitação me ensinaram rapidamente que aqui eu só encontraria palestras para iniciantes, pois era muito, muito, muito básico. Isso fez com que eu alterasse toda a minha agenda.

Desafio Moda Plus Size - Maria Augusta Angelotti (Belle Page)

Aqui assistimos a um desfile e depois uma empresária falou desse incrível mercado plus size, que cresce a cada ano e ainda está engatinhando. Para quem gosta de moda é uma excelente área para se investir.

Espaço para desfiles e palestras sobre moda


Vitrinismo (parceria Senac) - Nathaly Piccoli Adamo

Esse foi um overview de um curso de 8 horas. Várias dicas importantes, porém por questões obvias não podemos praticar. Um curso que me interessei bastante e com certeza vou procurar assim que chegar em Vitória. Tomara que não tenha, assim "terei" que voltar para São Paulo. rsrsrsrs

A ideia é fazer vitrine com temas e não como estoque. Ela focou e reforçou muito sobre a iluminação. A ideia é que a vitrine é intocável e por isso acende o desejo de compra no cliente.

Técnica de Exposição de produtos - Nathaly Piccoli Adamo

Idéias muito parecidas com as técnicas do vitrinismo, porém para o interior da loja. Porém a dica aqui é colocar o produto que você mais vende junto do produto que não está vendendo.

Case Restaurante Banana Verde - Ronaldo Moraes

Esse é um restaurante vegetariano que conseguiu se posicionar devido a diversas ações como: parceria com blogueiros, organização do layout, criação de um novo cardápio, automação do sistema, criação de um atendimento externo, como se fosse um food truck... Enfim, tirando o conceito de que comida vegetariana é feia e sem gosto.

Se colocar no lugar do cliente (Hacka Truck) - Fernanda Antoniolli (IBM)

Essa foi uma dinâmica dada por uma colaboradora da IBM. Ela nos provocou a encontrar um desejo - Quero que as pessoas tenham mais consciência do uso do carro. Depois disso tinhamos que criar uma "persona", isto é, uma pessoa "real" com nome, rosto e personalidade. Infelizmente não conseguimos continuar, mas a ideia é verificar os problemas dessa persona e criar soluções para a mesma. Esse seria o seu "público alvo". A "persona" foi citada em diversas outras palestras da feira.

Nossa persona Maria


Como ter uma oferta de produtos e serviços inovadora - Júlio Gabriolli (Ação Educação Empreendedora)

Essa palavra foi a que mais ouvi na feira - inovação. Copiar algo é fácil, difícil é inovar e trazer algo completamente novo para o mercado.

Aqui o palestrante fez uma dinâmica que era o seguinte. Você deveria escrever em um papel o que as pessoas dizem que você faz bem. Depois você deve trocar o papel com a pessoa que está do lado e ela deve escrever ideias para você desenvolver a sua competência. Por exemplo: eu escrevo - Eu escrevo bem. O meu vizinho me dá a dica: você poderá visitar um asilo e escrever as histórias de vida daqueles idosos.

Adorei ouvir a seguinte frase - A pessoa não paga pela cópia o mesmo valor que ela pagaria pelo original.

Pessoas criativas, empresas inovadoras - Martha Gabriel 

A apresentação da PHD, artista, professora, palestrante, empreendedora e escritora Martha Gabriel é de tirar o fôlego. Fico me sentindo uma inútil quando vejo gente que consegue fazer tanto com o mesmo tempo que eu tenho.

Uma palestra agitada como a palestrante, cheia de informações, inclusive práticas. Como por exemplo, nós temos mais ideias no banho, pois ali "desligamos" a visão, que consome 80% da atenção do nosso cérebro. Quando bloqueamos a visão, liberamos os outros sentidos. E como no banheiro não tem muitas coisas para nos distrair acabamos tendo grandes ideias. Assim como a copinha de café. O estimulo do olfato com o cheiro do café... Ela reforça que para ter criatividade temos que fazer coisas diferentes, ver lugares diferentes, comer coisas diferentes. O mesmo não vai nos levar a lugar nenhum.

A mesma dá uma outra dica que é a seguinte - Se você pensa que você tem uma boa ideia não faça nada. Primeiro durma, no dia seguinte você verá se a ideia é boa ou não.

Obs. Todos os palestrantes falaram sobre o compartilhamento de ideias com outras pessoas. Não tenha medo de perder a sua ideia. Pois quem é criativo, sempre tem ideias. O compartilhamento serve para você ouvir uma outra visão. E também uma ideia criativa precisa gerar resultado para virar inovação. A Martha dizia, uma ideia criativa precisa emitir nota fiscal. Eu sempre digo que o resultado financeiro é a prova que a sua ideia deu certo. Foi muito bom visualizar uma empresa que cuida dos cachorrinhos com cuidado, utilizando material de qualidade e com gente que ama animais dar certo. Entendi que tinha gente como eu, que ama cachorro, que trata eles como filhos e não quer vê-los nas mãos de qualquer um.

Fala Mickey - Qualidade e excelência Disney - Renato Morais

Todos conhecemos a qualidade de atendimento da Disney. Porém alguns pontos eu achei importante:

Antes de alterar algo na sua empresa, você deve pensar. Essa ação vai me trazer mais resultados? Vai trazer benefício para o meu cliente? Vai trazer benefício para os meus colaboradores?

Outro ponto importante que foi abordado é a ideia de que todos são os meus concorrentes, porque as pessoas têm um salário limitado e define que x vai para o supermercado, x para sair, x para a academia, x para roupa e assim vai. Então se ela quiser comprar uma roupa a mais, poderá deixar de ir ao cabeleireiro, então para o salão, a loja de roupas foi um concorrente.

Oportunidades e desafios do mercado da beleza, um olhar da L'oreal - Richard Klevenhunsen (L'oreal)

Para quem quer investir nesse mercado as notícias são boas pois a área está se profissionalizando a cada dia. Eles já possuem regra na ABNT com as definições das terminologias usadas na área, boas práticas e competências necessárias para os profissionais que irão atuar na área.

Porém o lado negativo é o profissional. Há escassez de manicures no mercado. E até mesmo na escola da Loreal isso é raro.

As oportunidades estão em vendas na internet, revenda de produtos no salão e escolas de cabeleireiros. Porém o profissional da área tem que estar sempre antenado, porque a indústria de cosméticos é uma máquina de lançamentos.

Richard Klevenhunsen (L'oreal)


Empreendedorismo Inovador - como aumentar as suas chances de criar uma empresa de alto impacto - Maximiliano Carlomagno (Endeavor)

O palestrante além de ser palestrante ele também já foi empreendedor e nos contou uma experiência negativa que teve no seu restaurante a quilo. Eles vendiam muito bem, porém não conseguiam obter lucro. Então decidiram diminuir a opção de saladas, carnes e sobremesas e aumentar o preço em 1 real. Eles serviam 500 pessoas por semana e depois das alterações este número diminuiu para 240. O mesmo chegou a importante conclusão que a equação é muito simples:

Lucro = receita - custo

Eles mexeram na receita e no custo. Alterando o que as pessoas viam como diferencial (opção diversificada) ele mexeu na receita, pois diminuiu as vendas. Ele pode até ter enxugado o custo com a diminuição das opções, mas perdeu os clientes.

De novo ouvimos que - Inovação é transformar uma ideia nova em resultado. E uma nova empresa tem 10 vezes mais chances de derrubar o concorrente com algo novo. Arriscado é entrar no mercado fazendo exatamente a mesma coisa que o seu concorrente já faz.

Obs. Já fiz cursos a distância da Endeavor e indico!

A arte de fazer acontecer - Allan Costa 

Aqui o palestrante focou no diferencial de cada empresa, que é a cultura. Reforçou o valor da equipe e a capacidade de olhar de cada um. "Não há energia sem atrito" por isso preciso do diferente. ente que pensa diferente de mim.

O mesmo nos faz pensar sobre o propósito. Por que a minha empresa existe?



Aumente seu lucro com prevenções de perdas no varejo - Marcelo Dória (Depósito das Lingerie)

Um empreendedor energético e uma palestra deliciosa. Super focado o Marcelo demostra que sabe o que quer. O seu mercado é na zona leste de São Paulo e é lá que ele quer ficar.

Ele reforça a sua equipe o tempo inteiro e diz que eles são os seus primeiros clientes, inclusive vários colaboradores foram para a palestra. Porém lembra, escolha com calma, mas demita com rapidez.

Como o mesmo faz o cadastro das suas clientes ele acaba sabendo de onde elas vêm e por isso onde ele pode abrir outra loja. Porém para isso sabe que antes de abrir é necessário que a equipe já esteja coesa e forte, dando chances de expandir e começar um novo negócio.

Ele diz que não podemos cortar custos, pois isso pode interferir na qualidade do nosso produto ou serviço. O que temos que fazer é cortar gastos e desperdícios.

Oportunidade na crise - Bel Pesce 

Conhecia a Bel Pesce pelo livro (A menina do Vale) e pela CBN, porém não imaginava como ela era uma máquina de criação. A mesma possui 4 empresas e a minha impressão é que o objetivo dela é criar e compartilhar conhecimento. Obvio que ela gera lucro, mesmo porque se não gerasse não seria sinônimo de sucesso. Mas a mesma coloca todos os livros para download gratuito, cursos gratuitos e continua criando... Pena que no CBN a gente não consiga ver absolutamente nada da mente criativa daquela menina tão fantástica! Virei fã incondicional!

Ela nos deu o exemplo de como podemos aprender com tudo. A mesma foi fazer um curso de mergulho e nos explicou que você só consegue o certificado quando consegue se portar bem nos 20 prováveis problemas que podem acontecer quando estamos submersos. Então o que os estudantes fazem é "ensaiar" a crise. E podemos fazer isso sim na nossa empresa.

Ela diz que a coragem vem do fazer e não o fazer vem da coragem, então devemos nos expor. Bem, ela é um excelente exemplo disso, sempre inovando e pegando de cada experiência um novo aprendizado.

Essa palestra foi para mim o fechamento da feira e a Bel Pesce foi o exemplo de tudo que eu ouvi sobre inovação  e empreendedorismo de todos os palestrantes que eu vi na feira.



Enfim, os quatro dias abaram e eu confesso, já estou com saudade! Agora é transformar esse conhecimento em prática e melhorar o meu negócio para atender melhor os nossos lindos e peludos clientes!



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