Ahhhh Trancoso...

Ver a Bahia como turista é mais prazeroso do que como moradora. Porém a minha conexão com a Bahia é imediata. Começo a relaxar desde a placa - " Sorria, você está na Bahia!" Ao lado uma foto de uma baiana linda no Farol da Barra fazendo acarajé. Isso é uma sacanagem com o baiano que mora fora!!! Diferente do meu marido, que é capixaba e leva um pouquinho mais de tempo para que o ar entre em seus pulmões e ele seja contagiado com essa energia baiana. :-)

Chegamos em Trancoso e nos estressamos com um baiano que queria levar vantagem. Valor de estacionamento mais caro, cobrando para indicar onde era a pousada... Enfim, passado o estresse chegamos a Hospedagem Santa Clara. Uma casa branquinha com portinha e janela rosa, um lugar simples, com atendimento nativo. Algo que só alguém com anos de Trancoso pode oferecer. A casa já está com a família há mais de 150 anos.

Foto do Booking
O quarto tem preso no teto aqueles mosquiteiros que nos fazem lembrar há quantos anos perdemos desse mosquito maldito! Porém super romântico, adoro! Queria ter um desses na minha casa! Quem sabe...

Foto do checkinly.com

A noite jantamos no A Creperia. Atendimento excelente, crepe gostoso e bem leve! Depois fomos dormir no nosso quartinho com cenário de Trancoso.

Só um detalhe importante - a nossa pousada é NO quadrado. Adorei!!!!!

Acordamos e depois de um delicioso café e um bate papo agradável com os outros hóspedes, lá fomos nós. Destino: PRAIAAAA!

O caminho para praia é simples! Segue a igreja que fica no Quadrado (obs. Se quiser ir a missa, pode ir! Porque funciona, a galera da pousada compareceu no domingo de Carnaval). Virando a direita na igreja, tem uma ruazinha de terra com uma placa indicando. - "caminho da praia".

Chegando na praia ou você vira a direita ou esquerda, mas ande.... Nada de ficar parado na primeira barraca! Não vale a pena.

Optamos pelo lado direito e depois de uns 20 min de caminhada paramos na barraca da pousada Aldeia do Sol. Consumação mínima de R$ 50,00 por pessoa. Fácil! Neste paraíso onde meia garrafa de Chandon custa R$ 75,00. Bebemos roskas e uma isca de peixe deliciosa! Não tirei fotos porque nem lembrei que existia celular...

Calma! O sábio jamais se aborrece. Placa presa na ponte a caminho da praia.

A noite jantamos no Restaurante Vitória, a comida não é capixaba, o nome é em homenagem a filha deles. Não indicaria, a comida é muito sem graça para o valor cobrado. Fomos por indicação do nosso amigo da pousada, mas não pedimos a mesma coisa que eles.

No dia seguinte fomos para o lado esquerdo. Andamos e chegamos em na barraca Estrela D'água que cobrava R$ 150,00 de consumação mínima. Não queria comer e beber muito, então continuamos a nossa caminhada.

Continuamos a andar e encontramos a nossa grande surpresa... O bar Deputamadre surgiu com suas espreguiçadeiras brancas, vista para o mar e música relaxante. É uma barraca nova que ainda nem tem no Trip Advisor. Paramos na mesa do barquinho, porque espreguiçadeira aqui é normal! :)

Cervejinhas, salada e tapioca. E assim vamos passando o dia, a tarde, perdendo as horas e sentindo na pele o sol da minha Bahia.

Meu maridinho fez até uma massagem nos pés para relaxar (mais ainda?!?).

A noite queríamos comer arroz, feijão, carne e salada. Não queria mais ver comida gourmet e nem tão pouco ouvir voz e violão. Saímos do Quadrado e paramos no Restaurante Zucca. Que delicia! Comidinha caseira bem temperadinha e preço normal. Um prato enorme por R$ 35,00.

No último dia fomos para Porto Seguro visitar amigos, na ida paramos no Leno Cerâmica, eu amo essas casinhas coloridas. Já comprei o meu kit para fazer um quartinho em homenagem a Trancoso. Em Trancoso saindo do Quadrado também tem uma lojinha, porém acho a pintura do Leno mais viva e com a qualidade melhor.

Placa da pousada com as casinha
O almoço em Porto foi na Portinha, que também tem em Trancoso, porém lá o nome é Rabanete. Como é bom reencontrar amigos, contar histórias e lembrar coisas que já vivemos...

Cynthia, eu e Luizmar

E é isso, como diz o grande poeta Vinícius "Acabou nosso carnaval, ninguém ouve cantar canções. Ninguém passa mais brincando feliz e nos corações saudades e cinzas foi o que restou...".